domingo, 3 de agosto de 2008

ENQUANTO ISSO NA HOLANDA...

Uma notícia divulgada em diversos veículos de comunicação no início do mês de julho causou estranheza em muitas pessoas ao redor do mundo. A Holanda, país europeu que possui uma população de 17 milhões de pessoas, que é famosa por suas tulipas, por ser a terra do gênio Van Gogh, pela seleção de futebol da década de 70 - a Laranja Mecânica - e também pelo fato de a eutanásia, a prostituição, o aborto e o consumo de maconha e haxixe serem liberados.
As informações elencadas até agora não são novidades. O que espantou muita gente é que desde o dia 1° de julho a Holanda aderiu a uma lei comunitária da União Européia, a qual proíbe fumar em bares, cafés e restaurantes. Fumar cigarro comum, de tabaco. A maconha segue liberada, desde que não ultrapasse as 5 gramas.
A Holanda é um país super desenvolvido, com altíssimos índices de qualidade de vida. Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,947 e sua renda per capita gira em torno dos US$ 35.000*.
No caso específico da maconha, no resto do mundo o seu consumo é proibido.Além de seus malefícios para a saúde, esta droga é apontada por alguns estudiosos como o pontapé inicial para o consumo de drogas mais pesadas. Porém isso não é comprovado cientificamente. A violência que o tráfico, o comércio e o conseqüente consumo de cannabis acarretam em países periféricos, como o nosso Brasil, não se comprova na Holanda, pois seus índices de violência são baixíssimos.

Acompanhamos muitas pessoas criticarem a situação de alguns países mesmo não sabendo da realidade cultural e social dos mesmos. Porém, ao meu ver cabe à sociedade holandesa decidir o que é certo e o que é errado. O analfabetismo praticamente inexiste na Holanda e não vemos nenhum tipo de manifestação contra as leis brandas deste país. Se esse povo culto não desaprova essas leis brandas, acredito que não cabe a nenhum cidadão, a não ser o holandês, fazer qualquer juízo de valor a cerca dessa nova legislação. Criticar à distância, qualquer país que seja baseando-se na realidade brasileira, beira à leviandade.

Leonardo Lemes - Colunista

* Fonte: IBGE Países e Almanaque Abril.

2 Comments:

Paula Domingues said...

É Leonardo... como diz a bobinha música "Cada um no seu quadrado!" hehehe...
Antes dec criticar as leis e a manchetes publicadas sobre outros países deveriamos parar e refletir mais sobre o nosso meio! Sobre a nossa realidade e fazer a diferença para melhorar o nosso meio.

Anônimo said...

Bem pessoal, este será meu primeiro comentário. Espero não queimar o filme na primeira... vamos lá:
Mesmo sendo "brasileiramente" estranho o fato de o cigarro ser proibido nestes ambientes e a maconha ser liberada, devemos considerar que a Holanda tem um nível cultural muito acima do nosso. Portanto, a impressão que dá é que a cultura do povo holandês frente ao nosso, gera um "consumo responsável" da maconha. Aqui no Brasil a maconha está quase sempre associada à marginalidade, à criminalidade; Será que na Holanda a imagem da "Cannabis" é a mesma??
Wander