quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15/10 - DIA DO PROFESSOR, HÁ ALGO PARA COMEMORAR?




O dia de hoje serve de reflexão para a sociedade. Comemora-se o dia de um profissional muito valioso. E que infelizmente não é valorizado como devia. Hoje é dia do professor. Falando especificamente aqui de Porto Alegre, hoje flagrei um protesto por parte do SIMPA (Sindicato dos Municipários de porto Alegre)no centro, mais especificamente na frente da prefeitura municipal.
O foco principal do protesto era a desvalorização dos professor por parte da prefeitura de Porto Alegre. Porém também havia manifestações quanto ao descaso da prefeitura na saúde pública.
Nessa oportunidade, conversei com o professor municipal de História, Ivo Luiz Saldanha, que me relatou algumas coisas. Com relação às perdas, os professores reivindicam:

- Plano de carreira;
- Gratificações atrasadas;
- Vale-alimentação congelado há mais de um ano;
- Gratificações para certos setores e categorias em detrimento de outras como os servidores da SMED ( Secretaria Municipal de Educação);
- Não implementa o Instituto de Assistência à Saúde dos municipários;
- Falta de segurança nas escolas;
- Falta de condições de trabalho adequadas.

Por fim, disse-me o professor Ivo que hoje é um dia de comemoração sim. Se a valorização não é minimamente a desejada e esperada, há de se comemorar a união da categoria, a consciência de classe trabalhadora, a mobilização e a luta.
Faço minhas as palavras do professor Ivo. E mais. Suplico aos professores que nunca desistam de lutar por melhores salários e condições de trabalho. Mesmo que a batalha pareça ingrata, vale a pena lutar. Somente a educação pode mudar esse país. Está na mão do professor o futuro da nação.
Leonardo Lemes - Colunista


4 Comments:

Paula Domingues said...

"Mesmo que a batalha pareça ingrata, vale a pena lutar. Somente a educação pode mudar esse país. Está na mão do professor o futuro da nação."

Léo, é exatamente por esta razão que estou aqui hj!!!!
Esse trecho resume td ao meu ver!!!

Beijão e parabéns pela iniciativa!!!

Anônimo said...

E aí Leonardo, quanto tempo cara, muito bacana a sua coluna. A educação é a principal ferramenta para a mudança desse país. Abraço Eduardo

Anônimo said...

Aproveitando o espaço, parabéns a todos colegas da geografia do unilasalle, feliz dia do professor.

Anônimo said...

Leonardo:
Pouco resta a comentar. O pior é que este descaso não se dá somente na prefeitura de POA. Lembro, p.ex. que o governo estadual fez de tudo para não pagar o piso mínimo (insignificante perante o salário da governadora) instituído pelo governo federal. É brabo, mas temos que "partir para a luta"!
Abraço, Paulo Fitz.