quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PROTESTÓDROMO?

Existe uma música do Gabriel O Pensador chamada "Se liga aí" que diz bem assim: "A gente pensa que vive num lugar onde se fala o que pensa, mas eu não conheço esse lugar, eu não conheço esse lugar, a gente pensa que é livre para falar tudo o que pensa, mas a gente sempre pensa um pouco antes de falar..."
Confesso que quando ouvi essa música pela primeira vez, achei exagero do Pensador. Porém, um fato ocorrido nos últimos dias esta me fazendo crer que o Gabriel não exagerou não. O Deputado Estadual Cassiá Carpes, do PTB, está a frente de um projeto de lei que restringe manifestações e protestos na Praça da Matriz em frente ao Palácio Piratini. Cassiá está dando ouvidos ao comandante geral da Brigada Militar, o coronel Paulo Mendes, que sentenciou que "é necessário proibir certas manifestações que acabam provocando muitos transtornos".
Além de ignorarem a Constituição brasileira, o coronel e o deputado zombam da inteligência alheia ao dizerem que a pretensão de proibir protestos em frente ao Piratini não tem nenhuma conotação política.
Os policiais civis estão anunciando greve e manifestações nos próximos dias. Será que a postura do Coronel Mendes será a mesma tomada contra o protesto dos professores e dos trabalhadores rurais sem-terra, onde a truculência foi a marca registrada da Brigada Militar?
O Deputado Cassiá sugeriu que sejam utilizados "outros lugares" para a realização de protestos. Será que depois do Camelódromo, vem aí um "Protestódromo"?


Fonte: www.rsurgente.net

Leonardo Lemes - Colunista

0 Comments: