sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PROTESTO NO CENTRO CONTRA A GUERRA NA PALESTINA




Um protesto hoje no centro de Porto Alegre organizado pelos partidos políticos PSOL e PSTU com o apoio do DCE da UFRGS, mobilizou cerca de cem pessoas. Os manifestantes protestaram contra os ataques de Israel na Faixa de Gaza. Segundo Vera Guasso, "Os dois lados estão errados, porém um dos lados tem o apoio incondicional da maior potência econômica e bélica do mundo, que faz com que seus soldados pratiquem barbáries com o consentimento do resto do mundo contra um povo rendido e maltrapilho." O protesto contou também com a participação dos vereadores de Porto Alegre, pelo PSOL: Pedro Ruas e Fernanda Melchionna.
Apenas para informar, o confronto entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza, Oriente Médio, iniciado em 27 de dezembro de 2008, já matou mais de 700 pessoas, de acordo com o site zerohora.com. Alvos civis não foram poupados pelos mísseis israelenses, inclusive um comboio de ajuda humanitária da ONU foi alvejado. Uma escola também foi atingida e 40 crianças perderam suas vidas. Isso não é crime de guerra?
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez fechou a embaixada de Israel em seu país. Segundo Chávez: "Se há algum pingo de vergonha nesse mundo o presidente de Israel deveria ser levado à Corte Penal Internacional, junto com presidente dos Estados Unidos". Chávez ainda sentenciou: " Ahmadinejad, presidente do Irã, é acusado sem provas de ser um genocida. Acusam a Venezuela mas nunca invadimos nada. Fidel é acusado há 50 anos  de ser um tirano; mas o presidente de Israel é apenas um senhor que está defendendo seu povo! Que cinismo há no mundo."
Israel decidiu atacar a Faixa de Gaza, pois seu governo considera o Hamas, uma organização paramilitar que luta pela independência da Palestina, uma organização terrorista. Sua sede estaria no subúrbio de Gaza, por isso os israelenses bombardeam diariamente Gaza buscando a rendição do Hamas.
O conflito nessa região do Oriente Médio é milenar e a solução, à medida que o tempo passa, parece cada vez mais distante. Uma pena, porém guerras segundo alguns, são necessárias... necessárias para encher o bolso de poucos (e esses poucos são os de sempre) e continuar a matança de inocentes e a miséria de milhões. Vai entender...

Leonardo Lemes - Colunista

6 Comments:

Paula Domingues said...

Léozinho querido...estava com saudade de ler tuas colunas sempre tão claras e humanitárias!
É horrível o que vem acontecendo com esse povo, há anos, andei lendo que desde o ano de 2000 são constantes estes ataques vizinhos... Amigos que não pdoem mais se ver, familiares que vivem do outro lado da fronteira, crianças tendo suas infâncias roubadas... é urgente que se faça algo!
Muito válido registrar e repassar este protesto ocorrido no centro da nossa querida capital gaúcha!

Bjos e feliz 2009 pra todos, desejo que este ano seja marcado pela PAZ!!!!

Anônimo said...

Leonardo:

Ótimo comentário! Estava sentindo falta de protestos como este realizado no centro de Porto Alegre. É a nossa forma de manifestação/participação. Aliás, não vi nenhuma reportagem nos meios de comunicação sobre o fato. Até parece que não existiu...
Com relação ao conflito, sabe-se que este não é fruto do presente. O que me deixa pasmo é a disparidade de forças - em todos os sentidos. Os correspondentes brasileiros, p. ex., falam sempre desde Israel, o que denota uma nítida tendência. As imagens que se tem da "guerra" mostram tanques e aviões israelenses lançando bombas e mísseis, enquanto que do lado palestino, os "terroristas" repondem com pedras e estilingues (ver foto de hoje no Correio do Povo). Às vezes, são mostradas imagens de um ou outro foguete, que geralmente não tem direção, lançado pelo Hamas (devem ser pouquíssimos, pois, caso contrário, a mídia teria onde se esbaldar).
Por fim, se por um lado, a atitude do pres. Chávez, pode ser considerada como exagerada, por outro, se observarmos bem, quem foi capaz de tomar alguma atitude? A ONU fez pequenos pronunciamentos, mas de prático, NADA! O novo presidente americano só declarou que "via com preocupação" a situação... Quanta BABAQUICE! Gente morrendo e o cara afirmar que "estou preocupado"...
Bem, posso estar enganado, mas este conflito está muito conveniente para atenuar os efeitos da crise mundial capitalista. Será que ele não foi "manipulado" para afastar os olhos da mesma? Tem gente que é "mestre" no assunto...
Abraço, Paulo.

Pedro Paulo de Souza said...

Falam tanto em dividir o estado da religião como forma democrática, e o que dizer de Israel, onde o povo é dividido em judeus e não-judeus?
Os judeus, tão retratados diversas vezes pelo holocausto agora organizam seus campos de concentração, com cercas e muros para segregar a população que vivia e foi expropriada pós 1948, os palestinos.

Abraços!

Anônimo said...

Realmente é uma questão lamentável. A grande a anormalidade do conflito é a desproporcionalidade com que Israel responde ao ataque, por outro os árabes também foram muito ingênuos em escolher um grupo terrorista como o HAMAS para controlar a Faixa de Gaza, o mesmo que está infiltrado em meio a poulação civil. Israel previu que atacaria caso o HAMAS atacasse com foguetes o seu território atacaria a Palestina(pena que os judeus estão fazendo isso de uma maneira estúpida). Acredito que se os árabes pretendem criar um Estado Palestino devem se contentar com o que tem em posse (Gaza e Cisjordânia) pois desde a guerra da Independência em 1949 os países conseguiram tomar as terras israelenses.

UM ABRAÇO Á TODOS!

P.S. CREIO QUE OS eua APOIAM ISRAEL PELO FATO DE TEREM UM EQUIPAMENTO BÉLICO-TECNOLÓGICO TÃO FORTE COMO O americano.

Anônimo said...

OPS, NA ÚLTIMA FRASE EU QUIS DIZER:os países ÁRABES NÃO conseguiram tomar as terras israelenses.

E NESTE TRECHO: Israel previu que atacaria caso o HAMAS atacasse com foguetes o seu território, OS JUDEUS ATACARIA atacaria GAZA

OBRIGADO.

Anônimo said...

Não vi passeata contra os atos terroristas do Hamas. Ou atacar constantemente o sul de Israel não merece resposta?